terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Trabalho de preso

Sabe quando o cara vai preso e vira artesão? Manja aqueles cofrinhos de palito de fósforo, cestas com folha de revista velha e tal? Então, esse é um trabalho de preso, ninguém mais se sujeita a isso. Aí achei na rede um site que reúne vários trabalhos de preso, no estilo mosaico. Colocarei só uma amostra e linko aqui o resto do site pra vocês.
Tá bom vai, é um site em que o artista Chris Jordan tenta representar em escala alguns fatos a respeito do desperdício e gastos da cultura americana com seu lindo e perfeito american way of life, seu consumismo desenfreado e seu senso de "sou o fodão", também conhecido como "nóis é nóis e o resto é bosta". O trabalho se chama "Running the Numbers - An American Self Portrait" (algo como Desvendando os Números - Um Auto-retrato da América). Traduzi um pedacinho do que ele diz no site, pra vocês terem uma idéia. Excelente.
"Essas séries demonstram a cultura Americana através das lentes austeras da estatística. Cada imagem revela uma específica quantidade de alguma coisa: 15 milhões de folhas de papel ofício (5 minutos pra gastar tudo); 106000 latas de alumínio (30 segundos pra consumir tudo isso) e por aí vai."

Barbie Dolls, 2008
32000 bonecas Barbie foram usadas. Mesmo número de cirurgias eletivas (marcadas, não urgentes) de aumento de mamas realizadas por mês nos Estados Unidos em 2006.
Mas é ou não é um serviço de preso?

Nenhum comentário: