sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cura?


Esse veio pelo Legs.
As maiores descobertas da humanidade vieram por acaso, ou sem querer. Foi assim com o empuxo, com a gravidade, e mais recentemente com a penicilina. E hoje talvez estejamos diante da história sendo feita. Da história de uma das maiores lutas do homem contra sua própria existência, com o que criou e que o destrói. Falo da AIDS. Falo da CURA da AIDS.
Talvez nunca estivemos tão perto da cura quanto agora.
Em Berlim, um americano portador do vírus da AIDS estava com leucemia. Foi submetido ao tratamento com transplante de medula óssea e se recupera do câncer. Porém, mais de 600 dias após o transplante, os médicos e cientistas reponsáveis pelo caso ainda não conseguiram detectar o HIV no sangue do paciente. Ao que tudo indica, o transplante exterminou o vírus do corpo do paciente, de alguma maneira. Parece que a medula do doador tinha sofrido uma mutação que lhe conferiu uma espécie de imunidade ao HIV, que foi passada ao doente de leucemia, que por acaso também tinha AIDS.
A comunidade médico-científica está vendo com bons olhos essa descoberta. Apontam como ótimo sinal e uma prova de que as pesquisas com terapia gênica podem e estão dando resultados satisfatórios.
Agora é preciso muito estudo, testes e dedicação para que esse acaso possa ser desvendado e se tornar mais uma ferramenta para ajudar na luta contra esse mal que afeta milhões de pessoas pelo Mundo.
Se não for ainda a cura, podemos ter a certeza de que o caminho já está traçado, e que ela está próxima.
A reportagem aqui, em inglês, do Daily Nation, edição de quarta feira, 12 de novembro de 2008. Guardem essa data.

Nenhum comentário: