segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Como de fato é memo

Como bem disse @ChoraoFerrari, a realidade ficou lá. Vivemos em outro país. Só quem viu de perto uma pequeníssima porcentagem da miséria do nosso Brasil pode entender o que é ajudar a quem precisa.
Vou me ater à saúde, minha área: o SUS simplesmente não funciona lá. Os pacientes são obrigados a pagar pra realizar um simples RaioX, um hemograma... E acabam ficando anos e anos sem procurar auxílio médico por não terem dinheiro pra sequer comer. Bolsa família, bolsa chinelo, bolsa educação, bolsa pinga, bolsa tudo e ainda assim é pouco. O povo foi ensinado a seguir levando. Qualquer coisa ta bom pra quem não tem nada. E nessa inércia criada pelo assistencialismo nada muda. É a tal história de dar o peixe ou ensinar a pescar... Grande parte do povo não foi ensinada a PENSAR!

"Ah, mas o Projeto que você foi não passa de assistencialismo". Claro que sim. Mas se não for desse jeito, como será? Vou deixar o tiozinho aí da foto morrer de câncer de pele porque ele simplesmente nunca viu um protetor solar? Ou a criançada feliz aí de baixo morrer de diarréia e desnutrição porque não sabem que é preciso lavar as mãos? Alguém precisa fazer alguma coisa... o que eu pude fazer foi muito pra eles, mas ainda muito pouco pro que eu quero e pro que eles precisam.

E digo mais: não é vantagem que o Sistema de Saúde funcione em cidades assim. Claro que não, porque uma vez ao ano um grupo de pessoas vai praquele lugar e faz o serviço que é OBRIGAÇÃO DO ESTADO. E "de graça!". Saúde é assim: direito de todos e dever do Estado...
O problema fica então quando O GOVERNO PRATICA O ASSISTENCIALISMO e não da condições de seu povo melhorar, crescer. O nosso tipo de assistencialismo é pontual. Uma semana. Trabalhamos muito, contribuímos com o que podíamos, doamos nosso conhecimento, ajudamos uma parte do pessoal que precisa.
O do Governo é eterno e com intenções eleitoreiras. E vai ficando... Só que o próprio povo não enxerga que assim é pior. Que nada vai melhorar. Que se não aprenderem a pensar, sempre serão obrigados a acreditar no que foi imposto. Se o cara não sabe que existe um negócio diferente pra ele comer além de barro, ele nunca vai comer arroz. Ele simplesmente NÃO CONHECE ARROZ. Mas se ele passar a saber que tem outras coisas no mundo que ele pode conseguir, e COMO fazer para consegui-las, aí ele vai estar pensando. E vai achar um jeito de melhorar. Seja votando, seja empreendendo, seja suando. Assim caímos naquela mesmície, falácia eleitoreira e mais pura verdade: EDUCAÇÃO, minha gente! Esse povo do Brasil precisa ser educado! Precisa aprender a pensar! Educação ensina saúde e ensina melhoria de vida. Acaba com a miséria, cria empregos, melhora salários... Mas não é vantagem. "Prefiro o povo ignorante que eu controlo do que o povo que pensa e que me afronta".

O que ficou pra mim é que eu tentei fazer minha parte. Ajudei e sei que ajudei muitas pessoas. Sem demagogia ou falso moralismo, salvamos vidas. E eu quero dizer que SALVAMOS MESMO. Pessoas que corriam risco de morrer, nós ajudamos. Nós tiramos de certa forma esse perigo de perto. Às vezes mudando uma dose me remédio, outras só na conversa, uma outra tirando uma lesão de pele que poderia ser um câncer...
E ano que vem tem mais, se meu chefe (qu eestava la) liberar.

Conheça mais do Voluntários do Sertão.

Nenhum comentário: