quarta-feira, 9 de julho de 2008

Feriado, tá vaziii....


Você sabe por quê hoje é feriado, seu energúmeno? Já imaginava... Além de não saberem escrever, os jovens de hoje têm (com acento sim, e daí?) uma despreocupação histórica que me dá nervoso. Não sabem quem foi Marechal Deodoro, confundem D. Pedro I com D. Pedro II, cagam e andam pra 7 de Setembro. Mas e o 9 de Julho? Pra quem não sabe, eis a explicação:
"A Lei Federal n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, que dispõe sobre feriados, determina que a data magna do Estado, fixada em lei estadual, é feriado civil. Assim sendo, no Estado de São Paulo, o então Deputado Guilherme Gianetti apresentou o Projeto de Lei n.º 710/1995, que deu origem à Lei Estadual n.º 9.497, de 05.03.1997, instituindo o dia 9 de julho como feriado civil do Estado."
Sim, 9 de Julho é a data magna do Estado. "Tá, e daí?" Data magna significa o dia mais importante de todos! Hoje, pro Estado de São Paulo, é mais importante que o 15 de Novembro, que o 7 de Setembro, que o Natal, até que o meu aniversário (em segundo lugar). E tudo isso porque no dia 9 de Julho é comemorada a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, maior movimento armado do século XX no Brasil.
Acontece que no início da década de 30 havia o Governo Provisório, com o então Presidente Vargas, que toca o puteiro: extingüe Assembléias Estaduais, Congresso, depõe TODOS os governadores e nomeia pra esses cargos pessoas de confiança. Na maioria militares, que governariam até a aprovação de uma nova Constituição para o Brasil. Aí a Constituição não vinha. E não vinha. E não vinha. Nesse interim, MMDC (os estudantes Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo)
foram mortos em conflito armado com o Exército após greve que paralisou o Estado de São Paulo por causa da nomeação de um Governador que não era paulista. Foi meio que a gota d'água para o povo.
Então, reivindicando o final desse Governo Provisório, a nomeação de um novo presidente da república, autonomia estadual e uma nova Constituição, no dia 9 de Julho de 32 estoura a Revolução.
100000 do Exército armado até os dentes contra 35000 civis, e o pau torando. O governo Federal bombardeando com aviões o Estado de São Paulo inteiro. Lutas por 3 meses, até que em outubro a Revolução foi abafada pelo governo. Mais de 800 pessoas, segundo dados oficiais, foram mortas em 3 meses. Possivelmente esses números superam a marca dos 1000 mortos, não divulgados.
Depois da derrota, em 33 o povo vence: Vargas convoca eleições para compor a Assembléia Constituinte, que em 34 publica a 3ª Constituição do Brasil. Constituição essa que, dentre outras vitórias, destaca:
“Art 1º - A Nação brasileira, constituída pela união perpétua e indissolúvel dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios em Estados Unidos do Brasil, mantém como forma de Governo, sob o regime representativo, a República federativa proclamada em 15 de novembro de 1889.
Art 2º - Todos os poderes emanam do povo e em nome dele são exercidos.
Art 3º - São órgãos da soberania nacional, dentro dos limites constitucionais, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, independentes e coordenados entre si. [...] ”
Isso sem falar na instauração do voto secreto, a concessão da liberdade de voto à mulher, o fim da diferença salarial para homens e mulheres por mesmo trabalho, a proibição do trabalho de menores de 14 anos, a redução da carga horária para 8 horas de trabalho diário, a instituição das férias remuneradas e do descanso semanal.....
Acho que esse poster sempre vai ser atual. Sempre tem o que melhorar, sempre tem por quê brigar, sempre tem um ideal a alcançar. Não tem? "Consulte sua consciência!"
Taí, um pouco de conhecimento nunca faz mal. Nem nas férias.
Agora desliga esse computador e vai ler um livro.
P.S.: Marlei?

Nenhum comentário: