terça-feira, 3 de novembro de 2009

Travessuras ou gostosuras?

Sexta feira passada, dia 30, aquela escola da cidadezinha do interior preparava a festinha de comemoração do Halloween pras crianças de 1ª série fundamental. Todos fantasiados, a professora de bruxa, os meninos de pânico, vampiro, monstro, as meninas de Branca de Neve, Cinderela, bruxinhas. Aí o menino de pânico teve uma idéia: "vamos todos na casa da minha avó, ela sempre tem balinhas!". A professora pensou que poderia, já que a avó morava perto e só reforçaria a cultura do Halloween pros alunos de inglês. É parte do costume norte americano as crianças se fantasiarem no Halloween e sairem pela vizinhança pedindo "travessuras ou gostosuras", e o povo sempre acaba dando uma balinha, pirulito, chicletes... E lá foram eles, felizes.
Toca a campainha. Alguém atende e chama a dona da casa: "Dona Fulana, corre aqui que tem uma surpresa!". Fulana mais do que depressa larga o brócoles e corre até a porta, pensando se tratar de seu filho com seus netos, que moram lonje e vão visitá-la apenas a cada 2 ou 3 meses. Era o outro neto, com todos os coleguinhas de sala vestidos pro Halloween.
As crianças, empolgadas, entoam "travessuras ou gostosuras?!", todas mais ou menos juntas, abrindo as sacolinhas que já continham algumas balas arrecadadas na própria escola. Dona Fulana, sem entender a gritaria, fica feliz da vida, agradece, mete a mão na sacolinha da Branca de Neve e pega logo 4 balinhas. "Nossa, muito obrigada, meu bem, que balinha gostosa!" E ainda manda os meninos irem na casa da frente, onde moram os primos do menino de pânico, pra que eles vejam toda a bagunça.
Eles vão, e chegando lá, o primo mais velho, que sabia da brincadeira, diz não ter doces, e manda-os voltar à avó. A moça que atendera a campainha estava junto, e volta na frente esbaforida: "Dona Fulana, eles tão pedindo doce, não era pra senhora ter pego!"
Fulana, ruborizada, pega um saco de pirulitos que havia guardado no armário para os netos e acaba distribuindo a todos. Rindo, oferece água, suco, café, pipocas...
A profesora toma um copo d´água gelada enquanto Branca de Neve se lamenta no banquinho. E não aceitou de volta as balinhas que Dona Fulana tinha tomado.
Eles voltam à escola pra continuar a festa.

"Mas que merda de história é essa, Antena?", dirão. E eu explicarei: o menino de pânico é meu sobrinho. Dona Fulana, minha mãe.

Nenhum comentário: