terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Chuvas e desastres - de quem é a culpa?

Desde que o mundo é mundo tem chuva, tornado, alagamento, El Niño, tsunami e Geyse Arruda. O fato é que desastres naturais sempre existiram e sempre existirão para que a superfície do nosso planeta se modifique, e se adapte às novas condições de vida existentes.
Foi assim com os dinossauros, foi assim com a era glacial, que permitiu a passagem de nossos ancestrais de um continente a outro - dizem algumas teorias, e está sendo assim com a nossa geração.
O cara sabe que morar no pé do morro não é a coisa mais inteligente a se fazer. A Serra do Mar desde mile anos vem se modificando através do intemperismo (procura no google), e não é porque tem milhares de famílias que moram no pé da serra que ela vai parar de deslizar. É o mecanismo geológico de defesa desse tipo de formação: vem a chuva, encharca o solo. O solo é pouco permeável e pouco profundo. Aí vem mais chuva, que encharca mais o solo, que não aguenta e "solta" a camada de cima.
Acontece que no caminho de toneladas de terra tem a ocupação dos humanos. Infelizmente morreram centenas de famílias, que estavam no lugar errado e na hora errada. Quem mora lá já sabe que nessa época é perigoso, que tem deslizamento, e que morre gente. Todo ano é igual! Agora vai nas pessoas que sobreviveram ao ano passado, pergunta pra elas se elas saíram de la. Não né. E aí morrem esse ano.
Ah, mas coitados deles! Não tem pra onde ir. Claro que não tem. Eu tenho pra onde ir, e não fui morar no pé do morro. Lá foi o que sobrou pras pessoas menos afortunadas, digamos assim. Se bem que tem um monte de casa de rico na serra que ja era... A do To Jobim mesmo...
Então não me venha colocar a culpa na chuva. Vai pra puta que o pariu quem falar que choveu muito. Porra nenhuma! Choveu o que tinha que chover.
Quer evitar "desastre" (desastre só porque morreu gente. Se fosse em outro lugar ia passar no Fantástico, como o espetáculo da mudança das terras em nosso universo selvagem), então tira o pessoal de lá!
Faz casa popular, da emprego pra esse povo. Não é difícil...
Ah, mas falta dinheiro... Falta porra nenhuma. O dinheiro do contribuinte é que é MAL EMPREGADO! Cobrir um santo pra descobrir outro também é uma idéia burra. Inventar outro imposto é pior ainda. Pagamos mais imposto que qualquer outro lugar do mundo.
A solução é empregar certo o dinheiro que tem. Tem que dar pra saúde, pra educação, pra moradia, pra segurança...
Então o problema é político, em essência? É e sempre foi. Quem divide o orçamento é a equipe política, na imensa maioria eleita por nós. E também decidem o que fazer com ele. Alguns são cargos de confiança, claro. O fato na minha opinião é que estão fazendo alguma coisa errada.
Eu só não dou uma idéia boa porque não sou pago pra isso. E não acho que eu tenha competência pra isso.
Mas o importante é que agora acabamos de ver a posse de um novo time de governantes, eleitos por nós, um novo time de Ministros, nobres Deputados e Excelentíssimos Senhores Senadores... tenho muita esperança nessa nova equipe. Eles é que estão com a responsabilidade DADA POR NÓS de resolver esse problemão.
Claro que o Tiririca vai ter uma grande idéia que vai tirar o Brasil desse sufoco! Ou sei lá, o Collor ou Sarney, Senadores de tanta experiência, Crivella, Palocci, a própria Presidenta Dilma, que já arquitetou tanta coisa na história desse país... Principalmente agora que tão ganhando mais, né gente!
Agora é esperar. Tenho certeza que esse ano tudo vai mudar.
Ano que vem não teremos mais problemas na saúde, na educação, todo mundo vai ter o que comer, onde morar. O Brasil vai finalmente se tornar um país de primeiro mundo.

O que? Você acha que não? Que não vai mudar nada? Mas por que, se a gente acabou de renovar a frota de políticos do país??? COMO ASSIM SEMPRE OS MESMOS??? CADÊ SUA ESPERANÇA??? CADÊ O PATRIOTISMO??? Como não confia em nenhum desses? E o Tiririca? Foi o mais votado, gente! Ele deve ser bom! Senão não ia ter esse tanto de voto, né?
Ah, ta. Então pera aí. Você ta me falando que o brasileiro não sabe votar? Que escolhe errado?
Então pensa comigo: se uma democracia não é capaz de eleger os representantes mais preparados, e se os eleitos não tomam atitudes que melhoram as condições de vida da população, não dão educação pras pessoas discernirem a merda que fizeram elegendo porcaria, e não dão condições de vida (moradia e salário digno) pro povo poder descansar um pouco e poder investir em si, pra crescer na vida, então quer dizer que isso nunca vai mudar? É um ciclo vicioso?
Sempre vai ter alguém pra alimentar a máquina política. Tem os bons, que querem mudança, e tem os porcarias, que querem atrapalhar o resto pra poder ganhar o seu. E quando da merda, o povo sempre da um jeitinho de consertar as coisas...
Poxa, mas então a culpa é do povo, que votou errado! Que foi morar no lugar errado, e que é teimoso, não sai do lugar errado! Entendi tudo!
Então quem tem que resolver tudo isso é o povo, ué! Bom, então agora é rezar pra não chover mais, né gente! E doar mais dinheiro além do que já pagamos de imposto pra ajudar o governo a resolver um problema que não é mais nosso! Isso o povo sabe fazer bem: rezar e doar. Ô povo de coração bom nesse Brasil! Quase beirando a burrice...
Ainda bem que Deus é bom.

Nenhum comentário: